Alimentação infantil na quarentena - Quais cuidados tomar?
Postado por Murilo Specchio da Silva em
De um lado escolas fechadas e as crianças em casa, de outro a preocupação dos pais em relação a rotina com os filhos.
O isolamento social ocasionado pelo novo corona vírus tem trazido mudanças no comportamento de adultos e crianças.
Em especial, a adaptação de uma uma rotina menos social, ficando o máximo possível em casa. Desafio para as crianças e para pais e responsáveis, a adaptação a uma nova rotina nunca é fácil, ainda mais quando falamos sobre a alimentação familiar, especialmente a das crianças.
O estresse gerado pelo isolamento social afeta adultos e crianças, estresse esse que gera ansiedade, e consequentemente como estratégia disfuncional mais comum descontamos na alimentação, como dito afetando adultos e crianças neste processo, como explica Lígia Paschoal, psicóloga da Faculdade de Saúde Pública da USP, destacando cuidados com a alimentação das crianças neste período, buscando evitar problemas maiores como obesidade infantil.
Quais cuidados tomar com a alimentação das crianças na quarentena!
- Rotina alimentar.
Inicialmente, o que se deve fazer é estabelecer uma rotina alimentar saudável, ter horários definidos com clareza para cada uma das refeições, isso vai auxiliar diminuindo os “lanches e doces” fora dos horários das refeições. A rotina alimentar com horários bem estabelecidos para todas as refeições ajuda não só a criança, mas os adultos à sua volta, diminuindo maus hábitos alimentares de todos.
- Diversidade do cardápio.
O consumo refeições no horário adequado é muito importante, mas a variedade de alimentos também deve ser um cuidado a se tomar (frutas, legumes, proteínas, carboidrato e verduras), isso tudo para garantir uma variedade na alimentação que seja rica em nutrientes. Algo que pode auxiliar este processo é buscar ensinar a criança a importância da alimentação saudável e diversificada
- Água e Frutas.
Água em abundância, esta dica também não se restringe às crianças, mas a elas é necessário uma atenção especial, mantendo-as hidratadas, o que pode auxiliar também são frutas, deixando sempre frutas prontas para serem consumidas e de fácil acesso da criança. Ideal para preencher o “entre refeições”.
- Compras sem crianças.
Aqui nos valemos de que, evitar levar crianças ao mercado ou qualquer local comercial já é uma das orientações a população na prevenção do Covid-19, assim somente o adulto faz a compra, evitando que a criança passe vontade de doces e besteiras e regulando melhor o alimento que chega até ele.
- Sono da criança
Manter os hábitos e horários da criança em uma rotina é difícil, e o sono delas tem grande influência sobre este ciclo do dia a dia, alguns alimentos podem facilitar este processo, pois favorecem a produção de melatonina, ajudando a indução natural do sono das crianças e também nos adultos.
Alimentos que podem auxiliar são: cogumelos, cerejas, kiwi, aveia, banana, nozes, castanhas, tomate, pistache, ovos e peixes.
Ressaltando que o resultado é algo que auxilia, e não que tenha resposta imediata, logo não devem ser consumidos em excesso e sim inseridos em pequenas quantidades na rotina da criança.
Os cuidados com a alimentação da criança são muitos e o tempo nem sempre favorece o mesmo, pensando nisso a pediatra especialista em imunologista Thatiane Mahet, ressalta a importância de buscar métodos que possam auxiliar e suprir essa alimentação rica e balanceada sem perder nutrientes e sabor.
Um exemplo pode ser a comida ultracongelada, que passa por um processo diferenciado de congelamento, no qual manter o valor nutricional do alimento também seu sabor e textura original, este processo de ultracongelamento irá mudar o conceito de quem não acredita que comida congelada possa ser saborosa e nutritiva. Tais refeições prontas aliadas a frutas frescas podem compor uma alimentação saudável e equilibrada para a criança assim como para o adulto.
Compartilhe esta postagem
← Postagem anterior Postagem seguinte →